Odontologia infantil em Varginha: Análise Profissional do Cuidado Odontológico para Crianças
13/10/2023
Dicas para a saúde bucal da família
13/10/2023

Inicialmente, trata-se de uma questão de autoestima. Um sorriso completo, bonito e bem-cuidado muda a aparência e faz com que você se sinta mais confiante para estar perto de outras pessoas. Outro ponto é o aspecto funcional. O sorriso adequado ajuda na capacidade mastigatória, melhora a respiração e até favorece a sua nutrição. Afinal, você pode mastigar alimentos rígidos sem preocupações, dores ou dificuldades.

Além de tudo, o sorriso perfeito tem a ver com a saúde. Você diminui os riscos de infecções e evita o agravamento de quadros, que podem afetar toda a sua saúde. A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde de todo o organismo, ela é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para microrganismos prejudiciais à saúde.

Em primeiro lugar, não podemos negligenciar a higiene bucal diária, que é essencial para evitar o surgimento de cárie, gengivite e mau hálito, além de problemas mais graves. A prevenção é relativamente simples, sendo necessário manter uma rotina de escovação (após as principais refeições), e visitação periódica na clínica do Dr. Getúlio, para que seja feita a limpeza e avaliação profissional.

Escolha uma boa escova de dentes e um bom creme dental. Cada modelo e tipo de escova e creme dental tem as suas especificidades, o importante é que não fique usando a mesma escova a vida toda. Ela deve ser trocada a cada três meses, que é quando as cerdas já estão desgastadas e não oferecem mais resolutividade. Mas, não se faz uma boa e adequada higiene bucal somente com a escovação. O uso do fio dental é imprescindível, ele é uma ferramenta importante para combater a proliferação de bactérias na boca. Assim como a boa escovação, ele previne a formação de tártaros, previne a cárie e o surgimento de doenças periodontais.

Adequar hábitos alimentares também pode fazer a diferença, como evitar o consumo excessivo de açúcar e bebidas ácidas, como os refrigerantes. Quando se faz a prevenção corretamente, além de ganhar saúde, conquista-se mais autoestima, porque é sempre prazeroso ter um sorriso bonito.

Consultar o dentista regularmente pode fazer toda a diferença. A avaliação diagnóstica, a prevenção e a promoção da saúde bucal com o auxílio desse profissional deve começar antes mesmo da primeira dentição do bebê e seguir por toda a vida. Além disso, evita-se ter que buscar ajuda profissional em um momento onde já foi instalada a dor, e muitas vezes uma infecção, gerando desconforto, maior dificuldade para tratar e deixando a visita ao dentista muito mais onerosa.

O Dr. Getúlio está apto e possui ferramentas para orientar sobre boas técnicas de escovação, identificar e diagnosticar problemas em estágio inicial e, ainda, contribuir para a prevenção com a limpeza profunda e aplicação de flúor. Há muitos tratamentos disponíveis, de acordo com as suas necessidades.

Agende sua consulta, entre em contato.